Pedro Neves

Maçonaria - Esoterismo - Simbolismo

Textos

MAÇONARIA - 017 - LEGITIMIDADE
LEGITIMIDADE

Os buscadores do conhecimento Místico, Esotérico e Espiritual, nas Ordens Iniciáticas, devem procurar sempre usar o livre arbítrio em suas avaliações.
É de praxe que todas as Ordens Iniciáticas, sem exceção, digam que são as legítimas herdeiras de Abraão, Noé, Moisés, Salomão, Thutankamon, etc. Quanto mais "antiga" (tempo, idade, referência temporal) pensam que são, mais legítimas elas serão.
Não é por trilhar o caminho em determinadas obediências que o buscador se tornará legítimo, o mais importante é o resultado a ser obtido.
Aprendemos que antiguidade é posto apenas no militarismo.
Para que uma Ordem Iniciática ou obediência sejam consideradas sérias, não é necessário tenham documentos da época de Salomão ou thutankamon, se é que os possuem. Os documentos podem ser criados ou alterados com verdades ou mentiras, ou ambas em conjunto.
A regularidade de uma ordem se dá com o cumprimento de seus objetivos estatutários.
Os papéis valem apenas para se “tentar” legitimar as Ordens.
Para se chegar ao objetivo, pode-se trilhar diversos caminhos, que devem ser analisados somente após serem observados, experimentados e sobretudo comparados (processo empírico).
A fraternidade tão propalada em Ordens Iniciáticas nem sempre é verdadeira. Os associados raramente se intervisitam, não procuram se conhecer fora dos encontros. Nem sempre são solidários,  julgam-se donos da verdade. Isso ocorre nas Templárias, Gnósticas, Rosacruzes, Maçônicas, etc.
Ao ingressarmos em uma Ordem Iniciática, temos que ter conhecimento que o que nos vai ser passado já foi descoberto e revelado, não existem mistérios a serem descobertos. Tudo já foi escrito, publicado e divulgado a outros.
As Organizações iniciáticas organizam o que recebem da “tradição”, ou seja,  o conjunto de símbolos comuns a todas as Ordens Iniciáticas e Religiosas, que não são de propriedade exclusiva a nenhuma delas, e os repassam para os seus adeptos, a fim de orientá-los na caminhada.
As Ordens Iniciáticas jamais se unificarão, são todas como frutos de uma árvore que, ao caírem ao solo, espalham a sua semente que irá se frutificar em novas árvores. Mas sempre farão parte do mesmo ramo, não são desconhecidas. Devem, porém, viver sempre em harmonia e concórdia.
Quem venha a pertencer a uma Ordem Iniciática, e a julgue legítima, deve parar para pensar que se ele um dia mudar para outra, ele não poderá se tornar ilegítimo, e que o contrário também é verdadeiro, se ele não for considerado legítimo, se mudar para outra imediatamente será considerado legítimo, tudo isso, em apenas 24 horas. O que é importante? Seguir e cumprir as normas iniciáticas, ou fazer parte de uma ordem ou outra? Afinal, você não deixa de ser você, em nenhuma delas, a sua personalidade não muda.
Temos a obrigação de oferecer o melhor de nós dentro de cada Ordem, respeitando as demais, salientando as semelhanças, e não as diferenças.
Como se diz, somos todos irmãos.
Devemos estar de pé e à ordem, com a chegada de um novo dia.
             Que tudo nos una, que nada nos separe.

SAIBA COMO ADQUIRIR O LIVRO ANÁLISE DO RITUAL DE APRENDIZ MAÇOM - REAA. VISITE O SITE: www.pedroneves.recantodasletras.com.br  e veja livros à venda.



          
Pedro Neves
Enviado por Pedro Neves em 01/05/2008
Alterado em 23/11/2010


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras