Pedro Neves

Maçonaria - Esoterismo - Simbolismo

Textos

MAÇONARIA - 010 - FRAGMENTOS
MAÇONARIA
FRAGMENTOS

- A Pedra Bruta é uma pedra tosca, não trabalhada, tal como foi tirada da pedreira, até que, pela arte do trabalhador é modelada, lavrada na devida forma e adaptada à construção planejada. Ela representa o homem na sua infância ou estado primitivo rude e impolido, é a pedra bruta, até que, pelo cuidado carinhoso e pela atenção dos pais e tutores, dando-lhe uma educação liberal e virtuosa na Loja, que seriam os ensinamentos, os bons exemplos dos mestres, neste caso, a pedra bruta será transformada em pedra polida ou pedra esquadrada, que nada mais é que uma pedra em forma de cubo, preparada somente para ser aferida pelo E. e o C.. Ela representa o homem no declínio dos anos, depois de uma vida bem vivida, despendida em atos de virtude e piedade, que não pode ser medida e aprovada a não ser pelo E. da palavra de Deus e o C. de sua própria consciência convincente.
- Pedra polida, do Árabe = Azuleicha = Azulejos. Os Árabes levaram os azulejos para a Espanha, de onde se espalhou pelo mundo. Fonte de consulta, Pequenas Empresas Grandes Negócios ( você sabia?).
- Virtudes Teologais : Fé, Esperança e Caridade. A suprema excelência da caridade (1º Coríntios 13 :13- agora pois, permanecem a fé a esperança e a caridade, estas três, mas a maior delas é a caridade). Todo o capítulo 13 com seus 13 versículos discorrem sobre a caridade).
- Virtudes Cardeais : Assim foram chamadas por Santo Ambrósio e é Prudência, Justiça, Temperança e Fortaleza. Temperança = moderação. Podemos também encontrar outra definição: Temperança, a energia. A Prudência e a Justiça, essas alusões nós a encontramos no painel do 1º grau, representada pelas 04 borlas (corda com 4 nós) que representam as quatro virtudes cardeais – o primeiro moderação, o segundo é o vigor espiritual, o terceiro é a cautela e o quarto é o respeito às normas legais. Para São Tomaz de Aquino, só as virtudes morais podem ser chamadas de Cardeais.
- Para Aristóteles, Vício = é um sentimento ou conduta excessiva ou deficiente. Virtude = é um sentimento ou conduta moderada.
- Lewis = força, (painel de aprendiz) para se levantar peso na antiguidade. Temos no painel do 1º grau uma peça repousada em cima de uma mesa, chama-se Lewis(pronuncia-se lúis), e é representada por certas peças de metal entalhadas dentro de uma pedra, formando um engate e quando em combinação com alguma das forças mecânicas, tal a um sistema de moitões, habilita o maçom obreiro a levantar grandes pesos a certas alturas sem muito esforço e a fixa-los em suas bases apropriadas.
- Salmo 133 era usado nas Cruzadas.
- A partir da época da maçonaria chamada especulativa, os maçons passaram a celebrar duas festas anuais: de São João ou da ordem maçônica; também conhecidas por Festas Solsticiais, pois, coincide com o solstício de Verão, no hemisfério norte (dedicada a S. João Batista), em 24 de junho, e com o solstício de inverno (dedicada a S. João Evangelista), em 27 de dezembro.
- Anthony Sayer – Foi o 1º Grão Mestre eleito pela Grande Loja de Londres (Inglaterra).
- No dia 24 de junho de 1717, data em que se festeja o solstício de verão. A partir de então a antiga Maçonaria Operativa, dava lugar ao sistema moderno especulativo.
- John Harris – 1791-1873, famoso gravador e miniaturista inglês, criou os painéis simbólicos do 1º, 2º e 3º graus, no ano de 1853 ( Astréia nº 11/2002).
- Homem justo – no sentido concreto que desde então esta palavra adquiriu no pensamento grego, aquele que obedece à lei e se regula pelas disposições dela.... Paideia pág 138.
- Ideal do homem justo Paidéia 139 – 04 virtudes: A fortaleza, a piedade, a justiça e a prudência.
- Secreto = Gótico
- Secreto – Instituição que no século 18 funcionava sem autorização do soberano – aquela época, quando não se tinha autorização era perseguida.
- Secreto = Sac = Sagrado – algo profundo, filosófico, representa o interior do homem.
- Discreto = algo profundo, interior, no sentido filosófico, porque é de graus, tem elementos de graduação de crescimento é como um quebra cabeça que vai se armando.
- No século 18 – Porque eram protestantes os primeiros governantes proibiram a maçonaria – Amsterdã, de Haia de Berna e Genebra. – O sultão de Constantinopla era mulçumano -  O rei de Roma era o Papa. Era uma proibição dos Governos Absolutistas. (na fita Cavaleiros Templários, após temas maçônicos).
- Landmarks = Land = terra em inglês um dos quatro elementos da natureza + Marks = marca, sinal.
- As lojas maçônicas são sustentadas por três grandes colunas: A Sabedoria, a Força e a Beleza. A primeira (sabedoria), pertence ao VM, o respectivo capitel é Jônico, pois, os jônios eram os mais sábios de todo o povo grego. A segunda(força),  pertence ao 1ºV. , o respectivo capitel é o Dórico, pois, os dóricos eram os mais fortes de todos os gregos. A terceira (beleza), pertence ao 2º V., e o respectivo capitel é o Coríntio, por ser esse estilo arquitetônico o mais belo de todos, com suas expressivas folhas de acanto ( suposto Rito de York, pág. 79).
- Boaz, era filho de Obede, avô de Jessé, bisavô de Davi, conseqüentemente trisavô de Salomão. A Bíblia, traduzida por João Ferreira de Almeida, editada em 1969, Brasília-DF, no livro de Rute, que tem quatro capítulos, dos quais, três encontra referências a Boaz.
- O simbolismo, representa a base, o fundamento de toda a maçonaria do mundo. Havendo aprendido os símbolos e as alegorias que os mesmos representam, o maçom está em condições de compreender os princípios da Maçonaria Universal. Quem seja incapaz de compreender o simbolismo, se achará sempre na posição de profano, que entrando por casualidade no Templo Maçônico, observa toda uma série de objetos que lhe parecem familiares, por exemplo: o esquadro, o compasso, o nível, o prumo, o livro da lei, sem compreender seu significado simbólico. Para poder ler o que se vê, este profano precisa da luz maçônica que somente a iniciação poderá lhe dar.
- O simbolismo esta fortemente vinculado ao segredo iniciático, não podemos ser iniciados nos conteúdos do tal segredo sem uso do simbolismo, porque a iniciação, significa o começo de processo prático de aperfeiçoamento, que o iniciado pode usar unicamente se conseguir aprender o significado simbólico e ritualístico, nas suas diversas etapas (Filosofia da Maçonaria, de Giuliano Di Bernardo – pág 45,46 e 47).
- Estrelas e Constelações: as quatro estações do ano – Festa Celta e a Alquimia. Um primeiro elemento expressivo para aglutinar este teto que espanta são as quatro estações do ano, presentes nas constelações, assim como se apresenta no Hemisfério Norte: Fomalhaut, de Peixes, na parte ocidental, a sua direita correspondendo o Sul da Loja, indicando o início da primavera naquele hemisfério, Aldebaran, de Touro, ao centro do teto, indicando quase o meio do outono; Regulus, de Leão, na parte ocidental do teto, à esquerda ou Norte da Loja indicando o meio verão e, por fim, Antares, de Escorpião, indicando o início do inverno. Estas quatro estrelas são consideradas estrelas reais, referências fundamentais do calendário babilônico, cada qual, guardiã de um ponto cardeal, Aldeban do Oriente, Regulus do Norte, Antares do Ocidente e Fomalhaut do Sul (Engenho e Arte - nº 12/2003).
- Os Períodos:
- Antiguidade: compreende a História do Oriente dos Gregos e Romanos e vai até as invasões bárbaras do século V; termina em 476 (fim do império romano do Oriente).
- Idade Média: Período de predomínio feudal na Europa, vai até 1453 (Turcos tomam Constantinopla, capital do Império Romano do Ocidente; termina a guerra dos Cem Anos).
- Idade Moderna: Termina em 1789 com a revolução Francesa.
- Idade Contemporânea: de 1789 aos nossos dias (História Geral e do Brasil, pág 9, de José Jobson de A . Arruda e Nelson Piletti – Ática 6ª Ed).      

SAIBA COMO ADQUIRIR O LIVRO ANÁLISE DO RITUAL DE APRENDIZ MAÇOM - REAA. VISITE O SITE: www.pedroneves.recantodasletras.com.br  e veja livros à venda.

Péricles Neves .’. M .’. I .’. GR .’. 33
Pedro Neves    .’. M .’. I .’. GR .’. 33
Site: www.pedroneves.recantodasletras.com.br    
Pedro Neves
Enviado por Pedro Neves em 07/04/2008
Alterado em 24/12/2011


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras