Pedro Neves

Maçonaria - Esoterismo - Simbolismo

Textos

MAÇONARIA - 004 - TRIBUTO A LUIZ GONZAGA NASCIMENTO "REI DO BAIÃO"
MAÇONARIA
TRIBUTO A LUIZ GONZAGA NASCIMENTO - “REI DO BAIÃO"


“ O BAIÃO NO BRASIL NÃO MORRERÁ JAMAIS, PORQUE ELE ESTÁ FIRMEMENTE ENRAIZADO.
MAS O MEU BAIÃO, ESTE MORRERÁ COMIGO.”

LUIZ GONZAGA

Nome Consagrado como um  dos baluartes da música popular brasileira
A composição “Acácia Amarela”, foi gravada em 1982 em homenagem à Maçonaria. Foi  composta pelos irmãos, LUIZ GONZAGA e ORLANDO SILVEIRA.
LUIZ GONZAGA NASCIMENTO, nasceu em 13 de Dezembro de 1912, na fazenda Caiçara, município de Exu, sertão de Pernambuco, filho de Januário, lavrador e sanfoneiro,  e de dona Santana.
Membro da Loja Maçônica “Paranapuan”, Rito Moderno, sediada na Ilha do Governador – RJ, Iniciado em 03/04/71, Elevado em 14/12/72 e Exaltado em 05/12/73. Foi Iniciado no Gau 4 em 29/08/84, no Sublime Capítulo Paranapuan. Seu padrinho na Maçonaria foi o irmão Florentino Guimarães.
ORLANDO SILVEIRA OLIVEIRA SILVA, nasceu em 27/05/1925, formado em Direito, músico, regente, arranjador, compositor e acordeonista, tendo conquistado premio internacional de arranjo. Iniciado na Loja Maçônica “Adonai”, RJ, em Março de 1974 e Exaltado em Novembro de 1974. Colou Grau 30 no Conselho de Kadosh nº 1 do Supremo Conselho do Brasil para o Rito Escocês Antigo e Aceito.
As Lojas Maçônicas, deveriam incluir “Acácia Amarela”, no repertório de suas colunas de Harmonia, prestando assim, uma justa homenagem.
A letra da música é a seguinte:
ELA É TÃO LINDA
É TÃO BELA
AQUELA ACÁCIA AMARELA
QUE A MINHA CASA TEM
AQUELA CASA DIREITA
QUE É TÃO JUSTA E PERFEITA
ONDE EU ME SINTO TÃO BEM


SOU UM FELIZ OPERÁRIO
ONDE AUMENTO DE SALÁRIO
NÃO TEM LUTA NEM DISCÓRDIA
ALI O MAL É SUBMERSO
E O GRANDE ARQUITETO
DO UNIVERSO
É HARMONIA É CONCORDIA
É HARMONIA É CONCORDIA.

O  Grande Arquito do Universo, chamou o artista para cumprir outra missão no Oriente Eterno, na madrugada de 2 de agosto de 1989, tinha quase 77 anos. Foi levar a alegria para outro lugar.
A vida por aqui ficou mais triste, o “Rei do Baião”, fisicamente não se encontrava mais entre seus irmãos. O pó voltou a terra como o era, e o espírito voltou a Deus que o deu.
Como dizia Saint Exupéry, “Só quando tomamos consciência do nosso papel, mesmo o mais obscuro, só então podemos viver em paz e morrer em paz, pois tudo que dá um sentido à vida, também dá um sentido à morte”.
Luiz Gonzaga, foi um daqueles seres afortunados que passaram pela vida e deixaram a sua marca para a eternidade, suas canções falavam sobretudo de alegria, de riqueza, de paixão, amor e bondade.
Espiritualmente, sabemos que ainda se encontra em nosso meio, e rogamos que vele para que nossos trabalhos também possam ser coroados de êxito.
Obrigado IRMÃO.

SAIBA COMO ADQUIRIR O LIVRO ANÁLISE DO RITUAL DE APRENDIZ MAÇOM - REAA. VISITE O SITE: www.pedroneves.recantodasletras.com.br  e veja livros à venda.


PEDRO NEVES .’. M .’. I .’. GR .’. 33
PÉRICLES NEVES .'. M .'. I .'. GR .'. 33
site maçõnico
www.pedroneves.recantodasletras.com.br

BIBLIOGRAFIA:
PESQUISAS EM: LIVROS, JORNAIS, REVISTAS, ARTIGOS DIVERSOS E OUTROS TRABALHOS APRESENTADOS.

Pedro Neves
Enviado por Pedro Neves em 18/02/2008
Alterado em 23/11/2010


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras