Pedro Neves

Maçonaria - Esoterismo - Simbolismo

Textos

MAÇONARIA - 129 - O GADU, DEUS, ALÁ, NHANDERUVUÇÚ, BRAHMA, ... .
MAÇONARIA
129

O GADU, DEUS, ALÁ, NHANDERUVUÇÚ, BRAHMA, … .

Alguém perguntou em qual local do Templo era destinado ao GADU.  
Pensei, pensei, pensei, e a primeira idéia que me ocorreu foi: O Templo é a representação do Universo, ou Universos, portanto, morada do Criador, o GADU (Grande Arquiteto do Universo), Deus, Alá, Nhanderuvuçú, Brahma, conhecido por todos esses nomes e outros mais pelos povos da terra. Ele, a causa primordial e absoluta, maior que o infinito. Ele é incriado, único, absoluto, não é trino conforme se diz em certas doutrinas (dogma), o Filho e “um” “Spiritus bonus” (um espírito bom, e não, “o” espírito santo), não são Deuses, não são absolutos, Eles são relativos, foram criados.
Toda a matéria está imersa no fluido divino. Então, Ele está em todos os lugares.
Na maçonaria, ele envia bons espíritos para trabalharem junto ao Guardião externo, sei que não era a resposta desejada antecipei-me ao meu interlocutor e disse-lhe: O exercício celestial impede que qualquer tipo de mal entre em nossos recintos sagrados, desde que, não o permitamos, em seguida assumem lugar junto a Harmonia impedindo as desavenças e tornando nosso ambiente bem salutar e equilibrado. Bem, agora, junto ao segundo Diácono em alguns ritos, que mantém os obreiros nas colunas com o devido respeito, disciplina e ordem (impede que irmãos fiquem conversando enquanto um irmão apresenta um trabalho ou uma exposição de idéias).
Por outro lado, assumirá lugar junto ao Secretario dando conhecimento das nossas correspondências enviadas e recebidas e lembra-nos dos eventos e trabalhos que irão ocorrer nas oficinas ou em outras instituições, profanas ou sagradas. Sabe aquela função que ninguém gosta de exercer, isso mesmo, você acertou, Tesoureiro, ele observa aqueles obreiros que não contribuem financeiramente ou com trabalhos de beneficência, mas, que estão com as mensalidades em dia com os seus compromissos na sociedade (clubes, associações, e outros), apesar de nunca contribuírem com nada, às vezes, com simples moedas, sempre gostam de cobrar que se faça a caridade, são os hipócritas.
         Você pensou que Ele se esqueceu do Venerável Mestre? Não, Ele o esclarece com as luzes de sua sabedoria.
Bem, Ele, um espírito bom, é o Mestre dos Mestres assenta-se em qualquer lugar, ajuda em qualquer função por envio de seus emissários a todos os espíritos inteligentes que estão na senda da evolução.
Os bons espíritos são enviados a todos os lugares que se pratique o bem, e se façam necessários ao desenvolvimento do amor, da caridade e do aperfeiçoamento dos costumes, (igrejas ou templos, centro espírita, instituições diversas), religiosas ou não, eles ajudarão a padres, pastores, médiuns, etc, não fazem distinções de fronteiras e raças.


PARA AQUISIÇÃO DO LIVRO ANÁLISE DO RITUAL DE APRENDIZ MAÇOM - REAA, SOLICITE ATRAVÉS DO SITE: www.pedroneves.recantodasletras.com.br
CLICANDO EM LIVROS À VENDA OU ENVIANDO E-MAIL DE SOLICITAÇÃO PARA: neves.pedro@gmail.com ou no site do Mercado Livre.
Pedro Neves .’. M.’. I.’. 33.’. KTJ
Membro Efetivo da Academia Maçônica de Letras do Brasil – Arcádia Belo Horizonte
Cadeira 001 – Patrono: Arlindo dos Santos
Preceptor da Suprema Ordem Civil e Militar dos Cavaleiros Templários
Péricles Neves .’. M.’. I.’. 33.’. KT
Membro Efetivo da Academia Maçônica de Letras do Brasil
Arcádia Belo Horizonte
Cadeira 007 – Patrono: Boanerges Barbosa de Castro
SITES:
www.pedroneves.recantodasletras.com.br - www.periclesneves.recantodasletras.com.br -
www.academiamaconicadeletrasdobrasil.blogspot.com -  www.trabalhosmaconicos.blogspot.com -
www.cavaleirostemplariosbhmg.blogspot.com
Pedro Neves e PÉRICLES NEVES
Enviado por Pedro Neves em 04/02/2015


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras