Pedro Neves

Maçonaria - Esoterismo - Simbolismo

Textos

MAÇONARIA - 126 - PERÍODO DE INSTRUÇÃO - DEVERES E OBRIGAÇÕES DOS MESTRES
MAÇONARIA
126
PERÍODO DE INSTRUÇÃO – DEVERES E OBRIGAÇÕES DOS MESTRES

Nos rituais maçônicos consta que deve existir um período destinado para instruções.
Infelizmente na maioria das lojas maçônicas, aqueles que deveriam ser os responsáveis pelas instruções, os mestres, geralmente querem sempre cobrar a apresentação de trabalhos pelos aprendizes, que na realidade são os que mais necessitam de instruções.
Noventa por cento daqueles que atingem o mestrado, ainda acreditam que possuem a plenitude maçônica, quanto engano, quanta falta de conhecimento, não existe a tão propalada plenitude simbólica, a plenitude só é alcançada no último grau de um rito. Por exemplo: no rito Escocês Antigo e Aceito a plenitude é o Grau trinta e três, pois, ele não começa no grau um e termina no grau três ou no grau de Mestre Instalado, não existe plenitude relativa ou intermediária, ou se é pleno ou não, o maior corpo do rito é o Supremo Conselho. São bem poucos os que atingem o último grau e ao mesmo tempo adquirem o conhecimento, e um número ainda mais restrito chegam a ter sabedoria (conhecimento ≠ sabedoria).
Quando uma administração maçônica muda os rituais, e deixa de lado as cerimônias que promovem o enlevo espiritual, quando não exigem mais o aperfeiçoamento moral e espiritual de seus membros (nunca houve na sublime instituição, tantos estelionatários, tantos falsificadores de documentos imobiliários para venda, tantos processados por não cumprirem com pagamento de aluguéis e causadores de perda de imóveis familiares de seus avalistas, protestos, etc), conheci apenas um Grão-Mestre que passava por um crivo anual os nomes de todos integrantes de sua instituição, quem não servia estava excluído, os maçons eram obrigados a frequentar um curso de aperfeiçoamento, isto não existe mais.
Os aprendizes, assim como, qualquer estudante deve sempre que possível apresentar trabalhos para serem avaliados, mas, o ensino deve ficar a cargo dos professores ou mestres, quem ensina, também aprende.
O mestre maçom não pode parar na senda do conhecimento e uma de suas virtudes deve ser a de transmitir aquilo que aprendeu. Com certeza, o mestre que não apresenta trabalho de instrução é aquele que também não tem conhecimento e nem procura obtê-lo, não podendo servir de espelho para o aperfeiçoamento de ninguém.
A maçonaria foi forte e teve prestígio (decidia até mesmo como se fosse um poder de estado), e enquanto zelava pelo nome de seus integrantes, pelo aperfeiçoamento moral, espiritual e maçônico. A maçonaria de hoje está se tornando uma instituição apenas materialista.
Por ver tudo isso acontecendo, e após trinta anos de serviços prestados à Sublime Instituição, me considero como aposentado conforme artigo de nº 120 postado em 23/01/2013 no site maçônico: www.pedroneves.recantodsletras.com.br cujo título é: Aposentadoria na Maçonaria.
Hoje, me considero como um espectador (observador, testemunha), e apenas assisto a este triste espetáculo.
Se você não é maçom, o texto termina aqui se quiser, mas para os maçons que querem testar seus conhecimentos, deixo a seguir no final, três questionários relativos aos graus de aprendiz, companheiro e mestre do Rito Escocês Antigo e Aceito. Quem é mestre tem o dever e obrigação de saber todas respostas completas, para que não venha passar decepção diante dos aprendizes e companheiros e ter que admitir que não obteve conhecimento maçônico.
Para aquisição do Livro ANÁLISE DO RITUAL DE APRENDIZ MAÇOM - REAA, solicite através do site: www.pedroneves.recantodasletras.com.br
Clicando em livros à venda ou enviando e-mail de solicitação, e-mail: neves.pedro@gmail.com
ou através do site: www.mercadolivre.com.br em livros maçônicos.
Pedro Neves .’. M.’. I.’. 33.’. MRA
Membro Efetivo da Academia Maçônica de Letras do Brasil – Arcádia Belo Horizonte Cadeira 001 – Patrono: Arlindo dos Santos
Preceptor da Suprema Ordem Civil e Militar dos Cavaleiros Templários

RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO
QUESTIONÁRIO 1 - APRENDIZ
O Aprendiz Maçom para mudar de grau, e se tornar um bom um companheiro, deve estar apto a responder de maneira correta 90 perguntas básicas do questionário, se não tiver este aproveitamento, o seu desenvolvimento será precário, e terá uma formação incompleta.    
1- Qual é a idade do aprendiz maçom?
2- Qual é a palavra sagrada do aprendiz maçom?
3- Por que a palavra é dada s.’.?
4- Qual é a bateria do aprendiz maçom?
5- Qual é o sinal do aprendiz maçom?
6- Qual é o horário de trabalho do aprendiz maçom?
7- Por que é utilizado o horário mencionado?
8- No painel do aprendiz existe uma peça chamada Lewis, para que serve esta peça?
9- Qual o simbolismo da pedra bruta?
10- Qual é a forma da loja maçônica?
11- Qual é a dimensão da loja maçônica?
12- Qual é o simbolismo do Templo?
13- Quantas colunas sustentam a loja maçônica?
14- Quais são os significados destas colunas?
15- O que representa o teto da loja maçônica?
16- Quais são os ornamentos de uma loja maçônica?
17- Quais são os paramentos de uma loja maçônica?
18- Quais são as jóias móveis da loja maçônica?
19- Quais são as jóias fixas da loja maçônica?
20- Em que se baseia a moral ensinada na maçonaria?
21- Que vos exigiram para serdes maçom?
22- Como fostes recebido maçom?
23- Qual é o significado da pergunta anterior?
24- O que fizeram para vos instruir?
25- Qual o significado da 1ª viagem?
26- Qual o significado da 2ª viagem?
27- Qual o significado da 3ª viagem?
28- Qual a localização das portas ao término das viagens?
29- O que vos disseram em cada porta?
30- O que representam as portas?
31- Quais são os indícios pelos quais se reconhecem os maçons?
32- Qual é o simbolismo do avental?
33- Quais são os sustentáculos da abóboda da loja?
34- O que representam os sustentáculos?
35- O que representam as duas colunas do pórtico?
36- Qual o significado das romãs nos capitéis?
37- O que vos recordam o esquadro, o nível e o prumo?
38- O que representam o malho e o cinzel?
39- O que significa a prancheta de desenho?
40- Por que o Sol e a Lua foram colocados em nossos Templos?
41- O que representa o pavimento de mosaico?
42- O que representa a orla dentada?
43- O que se faz em vossa loja?
44- O que é a maçonaria?
45- Quais são os deveres do maçom?
46- Sóis maçom?
47- Como podereis vos fazer reconhecer maçom?
48- O aprendiz maçom tem palavra de passe? Por que?
49- Quem vos trouxe à loja?
50- Como conseguistes entrar no templo?
51- Por que a loja está situada do Oriente ao Ocidente?
52- Por que a maçonaria combate a ignorância em todas as suas formas?
53- Por que a maçonaria combate o fanatismo?
54- Qual o laço sagrado que une os maçons?
55- Que solidariedade deve existir entre os maçons?
56- Em que consiste a fraternidade na maçonaria?
57- Qual é o simbolismo do número 1?
58- Por que o iniciado ao penetrar no templo, nada encontra que se relacione simbolicamente ao número 1?
59- Como se manifesta esta unidade que está em nós?
60- Qual é o simbolismo do número 2?
61- Como pode ser vencida a dúvida aniquiladora do número 2?
62- Qual é o símbolo que oculta a verdade?
63- Por que o neófito não deve estacionar no número 2?
64- Como se consegue evitar a influência do número 2?
65- Qual é o significado do número 3?
66- Amor ou Sabedoria, Vontade e inteligência são qualidades inseparáveis? Por que?
67- O que poderia suceder-se, se estas qualidades estiverem isoladas?
68- O ternário pode ser estudado sob outros pontos de vista?
69- Cite os pontos de vista de, Tempo:
70- Do movimento diurno do Sol:
71- Da vida:
72- Da família:
73- Da constituição do ser:
74- Do Hermetismo:
75- Da Gnose:
76- Da cabala Hebráica:
77- Da Trindade Cristã:
78- Da trimurti:
79- Dos “Três Gounas”:
80- Do Budismo:
81- Do Egito:
82- Do Sol, no Egito:
83- Da Caldéia:
84- Qual é a letra no centro do delta?
85- Qual é o significado da letra no centro do delta?
86- Onde o novo iniciado deve se assentar?
87- Onde é o nordeste da Loja?
88- Onde fica a coluneta da ordem Jônica?
89- Onde fica a coluneta da ordem Dórica?
90- Onde fica a coluneta da ordem Coríntia?
91- Onde ficam as colunetas da ordem Compósita?
92- Onde fica a estátua de Minerva?
93- Onde fica a estátua de Hércules?
94- Onde fica a estátua de Vênus?
95- Quais os significados da corda de 81 nós?
96- Explique sucintamente, onde ficam as estrelas da constelação de Órion? As Plêiades, Hiadas e Aldebaran? Leão? Ursa Maior? Arcturus? Spica da Virgem? Antares? Formalhaut?
97- Qual o simbolismo dos quatro degraus de acesso ao Oriente?
98- Qual o simbolismo dos três degraus do sólio?
99- Quantos degraus existem nos altares dos 1º e 2º vigilantes?
100- Qual a maneira correta de se cobrir o Templo antes do final da reunião?
101- Quem foi Jacó?
102- Explique o simbolismo da escada de Jacó.
103- Qual é o significado do ponto dentro do círculo, no Rito de York e no Rito Escocês Antigo e Aceito?
104- Quem foi Boaz?
105- Quais são as jóias dos seguintes dignitários e oficiais? Venerável Mestre, 1º Vigilante, 2º Vigilante, Orador, Secretário, Tesoureiro, Chanceler, 1º Diácono, 2º Diácono, Porta Espada, Porta Estandarte, Porta Bandeira, Arquiteto, Bibliotecário, Mestre de Cerimônias, Hospitaleiro, Mestre de Banquetes, Guarda do Templo, Expertos, Cobridor

RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO
QUESTIONÁRIO 2 - COMPANHEIRO
O Companheiro Maçom para se considerar bom, deve estar apto a responder de maneira correta, no mínimo a 95 perguntas básicas do presente questionário, quando então poderá pleitear a mudança de grau se tornando mestre maçom, menos que isso, não estará em condições de acompanhar os ensinamentos do terceiro grau.    
1- Qual era o pagamento semanal dos aprendizes?
2- Qual era o pagamento dos companheiros?
3- Onde os companheiros recebiam o pagamento?
4- Qual o significado das colunas B.’. e J.’. ?
5- De qual material eram feitas as colunas?
6- Onde eram feitas as colunas?
7- Qual o significado do rendilhado de bronze nos capitéis?
8- Qual o significado dos lírios nas colunas?
9- Qual o significado das romãs nas colunas?
10- Qual o significado das esferas do globo terrestre e do globo celeste nas colunas?
11- O que nos recorda as colunas na entrada do Templo?
12- Quem vigiava a escada em caracol?
13- O que era exigido para ascensão na escada em caracol?  
14- Qual é a idade do companheiro maçom?
15- Qual é o sinal do companheiro maçom?
16- Qual é a bateria do companheiro maçom?
17- Qual é a palavra sagrada do companheiro maçom?
18- Qual é a palavra de passe do companheiro maçom?
19- Qual é o significado da palavra de passe do companheiro?
20- Como a palavra de passe está representada no painel da loja do 2º grau.
21- Qual a origem da palavra de passe do companheiro?
22- Após permissão do 1º vigilante, para ascender à escada em caracol, para onde se dirigiam os companheiros?
23- Como era constituída a escada em caracol?
24- Quais são os três que governam a loja?
25- Quais são os cinco que constituem a loja?
26- Quais são os sete que tornam a loja perfeita?
27- Quais são as cinco ordens nobres da arquitetura?
28- Quanto tempo Salomão gastou na construção, acabamento e consagração do templo de Jerusalém?
29- Quais são as sete artes e ciências consideradas no ritual?
30- Quem fechava simbolicamente a porta da câmara do meio?
31- O que desperta a atenção do companheiro na câmara do meio?
32- Qual é a lenda da escada em caracol?
33- Sóis companheiro maçom?
34- Como podeis justificar vossa afirmativa anterior?
35- O que é ser companheiro maçom?
36- Por que consentistes em ser recebido companheiro?
37- O que significa a letra G?
38- De que Geometria trata-se o grau 2?
39- Que relação existe a geração e o companheiro?
40- Em que pode a gravidade interessar à maçonaria?
41- Em que consiste o gênio?
42- O que significa Gnose?
43- Como fostes recebido companheiro?
44- O que representa a passagem da coluna B.’. para coluna J.’.?
45- Que vos ensinaram, no decorrer de vossas viagens de companheiro?
46- Quais são os instrumentos utilizados nas viagens?
47- Que significam o maço e o cinzel?
48- Qual relação existente entre a régua e o compasso?
49- O que alude o uso da alavanca?
50- Por que a régua deve se juntar à alavanca?
51- Qual a importância do esquadro?
52- Por que a última viagem do companheiro deve ser feita sem instrumentos de trabalho?
53- Como um companheiro se faz reconhecer?
54- Qual a explicação do sinal de companheiro?
55- A atitude que o companheiro toma quando à ordem, lembra quais segredos especiais?
56- A palavra de passe tem qual significação iniciática?
57- Que relações existem entre as colunas e o salário que recebem o aprendiz e o companheiro?
58- Que indicava o bronze na composição das colunas?
59- O que representa o tesouro oculto nas colunas?
60- Qual o significado da marcha do companheiro?
61- Quais são os ornamentos de uma loja de companheiros?
62- Para que servem o pavimento, a estrela flamejante e a orla dentada?
63- O que representa o pavimento de mosaico?
64- Que relação existe entre o pavimento de mosaico e o companheiro?
65- Por que a estrela flamejante é o símbolo do companheiro?
66- Por que a estrela flamejante é de cinco pontas?
67- Por que a estrela flamejante forma um triângulo com o sol e a lua?
68- Que entendeis por orla dentada?
69- Quais são as jóias móveis da loja de companheiro?
70- Por que são jóias móveis?
71- Qual é sob o ponto de vista moral, a significação dessas jóias?
72- Quais são as jóias fixas da loja de companheiro?
73- Quais são os usos das jóias fixas?
74- A que aludem essas jóias fixas?
75- Quantas são as janelas que iluminam a loja do companheiro?
76- Onde estão situadas as janelas na loja de companheiro?
77- Onde não existe janela? Por que não existe?
78- A que se refere a idade do companheiro?
79- Qual é a preocupação de todos os homens?
80- Existe a posse integral da verdade? Pode explicar?
81- No desejo de querermos saber, o que buscamos avidamente adivinhar?
82- O que devemos ensinar a um companheiro?
83- Qual a importância do exercício da meditação?
84- Em matéria de saber, a qualidade supera a quantidade? Pode explicar?
85- Qual a importância das singularidades na maçonaria?
86- Como Pitágoras ensinava que dez engendra quatro?
87- Geometricamente o que representa o número 1? Pode explicar?
88- O que representa o número 2? Pode explicar?
89- O que representa o número 3? Pode explicar?
90- O que representa o número 4? Pode explicar?
91- A que se referem o círculo, a cruz o triângulo e o quadrado?
92- Quais são as letras do tetragrama Hebraico?
93- Pode explicar a letra IOD?
94- Pode explicar a letra Hé?
95- Pode explicar Letra Vau?
96- Na manifestação do quaternário, qual é o princípio ativo?
97- Qual atividade é desenvolvida pelo princípio ativo?
98- Qual o resultado produzido pela aplicação da atividade?
99- Qual o símbolo da quintessência?
100- A união do fogo e da água é representada graficamente por qual figura?
101- A que corresponde a estrela flamejante?
102- A que corresponde o signo de Salomão?
103- No signo de Salomão, como são usados os números de 1 a 6 para a soma dar sempre o número 7?
104- Qual o número resultante no delta sagrado?
105- Para ser mestre Maçom, o que é preciso adquirir previamente?

RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO
QUESTIONÁRIO 3 - MESTRE
O Mestre Maçom que responder 100% de todos os questionários estará apto a ser Oficial, podendo exercer qualquer cargo de diretoria na loja.
1 - O que é câmara do meio?
2 - Quais são os ornamentos da loja de Mestre Maçom?
3 - O que representa o pórtico?
4 - O que representa a lâmpada mística?
5 - O que representa o pavimento de mosaico?
6- Qual o significado Ca caveira e das tíbias?
7 - Quais são os utensílios do mestre maçom?
8 – Para que serve o cordel?
9 - Para que serve o lápis?  
10 – Qual o significado do compasso?
11- Sóis mestre maçom?
12 – Qual é o simbolismo da acácia?
13 - Qual é a marcha do mestre?
14 – Qual é a palavra sagrada do Mestre?
15 – Qual é a palavra de passe do mestre?
16 – Qual é o sinal do Mestre?
17 – Qual é o nome do mestre maçom?
18 – Qual é o sinal de reconhecimento do mestre?
19 - Qual é o outro sinal?
20 – Qual é a outra variante do sinal?
21 – Onde fostes recebido mestre?
22 – Qual é a causa do luto e consternação na loja do mestre?
23 – Quais os nomes dos três maus companheiros?
24 – O que representa a morte de Hiram Abif?
25 – Quais são as dimensões do túmulo de Hiram?
26 – Quais são os simbolismos dos números 3, 5, 7?
27 – qual indício fez reconhecer o túmulo de Hiram?
28 – Qual o significado de se apoderar do ramo de acácia?
29 – A que se relaciona a marcha do mestre?
30 – Como fostes recebido mestre?
31 – Por que o compasso é utensílio particular do mestre?
32 – Em que se baseiam os mestres para usarem o compasso com precisão?
33 – Qual é a insígnia dos mestres?
34 – qual o simbolismo da união do esquadro e compasso?
35 – Se um mestre se perdesse, onde o poderia ser encontrado?
36 – O que procuram os mestres?
37 – como se perdeu a palavra?
38 - Qual é a nova palavra sagrada?
39 – O que significa a palavra sagrada?
40 – Como se comunica a palavra sagrada?
41 – Quem é a viúva considerada no ritual?
42 – Qual é a bateria do mestre?
43 – qual é a idade do mestre maçom?
44 – Por que essa idade do mestre maçom?
45 – como viajam os mestres?
46 – Por que viajam os mestres?
47 – Como trabalham os mestres?
48 – Qual o uso que os mestres fazem da trolha?
49 – Onde os mestres recebem o salário?
50 – Qual o simbolismo do chapéu do mestre maçom?
51 - Qual o procedimento correto para sair da reunião antes do término?
SITES:
www.pedroneves.recantodasletras.com.br
www.periclesneves.recantodasletras.com.br
www.academiamaconicadeletrasdobrasil.blogspot.com
www.trabalhosmaconicos.blogspot.com
www.cavaleirostemplariosbhmg.blogspot.com  
Pedro Neves
Enviado por Pedro Neves em 02/04/2014
Alterado em 02/04/2014


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras