Pedro Neves

Maçonaria - Esoterismo - Simbolismo

Textos

MAÇONARIA - 114 - OS NÚMEROS (3ª PARTE)
MAÇONARIA
114
OS NÚMEROS (3ª PARTE)

O número 7 (sete) é composto também pelo número três (triângulo) e quatro (tetragrama), são eles que formam o símbolo do Delta Sagrado, sendo o Delta o triângulo e o tetragrama as letras sagradas, às vezes substituídas pelo “Olho que tudo vê”.
O mestre deve saber subir os sete degraus do Templo.
Desde a criação do mundo o número sete foi impresso na mente universal, tudo foi criado em seis dias e no sétimo houve o descanso. Na antiguidade consideravam-se sete astros que regiam o universo. O Sol, Lua, Marte, Júpiter, Vênus e Saturno.  
São sete as notas musicais, sete os dias da semana, sete camadas de nossa pele, sete cores formam a cor branca, são sete as velas candelabro místico, são sete os pecados capitais (orgulho, preguiça, avareza, gula, inveja, luxúria e cólera), sete sacramentos, o livro dos sete selos, existem milhares de exemplos a serem citados com o número sete.
O sete é o único número de 1 a 10 que não é múltiplo ou divisor de qualquer outro, ele não é criado e nem cria qualquer outro.
O sete é o número da purificação, do arrependimento e da remissão. É atribuído ao Espírito Santo, que é sétuplo, conforme seus dons, ou seja: 1 – o Espírito da Sabedoria; 2 – compreensão; 3 – o Espírito do conselho; 4 – força; 5 – o Espírito do conhecimento; 6 – santidade; 7 – o Espírito de temor a Deus.
O número 8 (oito) é considerado como o número da sabedoria, é chamado de número da justiça e integridade porque é dividido em números iguais, ou seja, em quatro, e o quatro é dividido em dois e dois.
Observemos, ainda, que o algarismo oito deriva de dois quadrados superpostos ou se tocando por um dos ângulos. A primeira forma é oriunda da letra Het fenícia, oitava letra do alfabeto primitivo que, simplificada, tornou-se o nosso “H” (também oitava letra).
O número 9 (nove) é um número poderoso em todos os sentidos. Há nove esferas correspondentes às nove musas: Calíope, poema épico, corresponde ao movimento primeiro; Urânia, astronomia, ao céu estrelado; Polymnia, canto e oratória, a Saturno; Terpsícore, dança, a Júpiter; Clio, história, a Marte; Melpomene, tragédia, ao Sol; Erato, canções de amor e casamento, a Vênus; Euterpe, música, a Mercúrio e Thalia, comédia, à Lua.
Existem no mundo inteligível nove coros de anjos: Serafim, Querubim, Tronos, Dominações, Poderes, Virtudes, Principados, Arcanjos e Anjos.    

PEDRO NEVES .’.
M.’. I.’. 33.’. MRA.’.
PRECEPTOR DA SUPREMA ORDEM CIVIL E MILITAR DOS CAVALEIROS TEMPLÁRIOS

Para aquisição do Livro ANÁLISE DO RITUAL DE APRENDIZ MAÇOM - REAA, solicite através do site: www.pedroneves.recantodasletras.com.br
Clicando em livros à venda enviando e-mail de solicitação ou através do site: www.mercadolivre.com.br em livros maçônicos.

SITES:
www.pedroneves.recantodasletras.com.br
www.periclesneves.recantodasletras.com.br
www.trabalhosmaconicos.blogspot.com
www.cavaleirostemplariosbhmg.blogspot.com
Veja na parte de “LINKS” de nosso site os mais completos endereços de fraternidades iniciáticas e religiosas mundiais, inclusive com setor de vídeos.
Pedro Neves
Enviado por Pedro Neves em 08/04/2012
Alterado em 19/06/2013

Música: NOW WE ARE FREE - ENYA

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original ("você deve citar a autoria de Pedro Neves e o e-mail, neves.pedro@gmail.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras