Pedro Neves

Maçonaria - Esoterismo - Simbolismo

Textos


12

HIRAM RESSURGIDO

“A grande obra foi concluída, da prisão material o mestre se eleva com o corpo da glória do espírito”.

Livre interpretação da obra do pintor Di Prinzio, por Pedro Neves.

O iniciado é aquele que trilha uma senda especial em direção a Deus, no “religare” ao Deus por meio de aperfeiçoamento espiritual. Ele passa por uma morte simbólica, nascendo então para uma nova vida.
Somos constituídos de matéria (corpo), Energia (alma) e consciência (espírito).
A morte é nada mais nada menos uma mudança de estado.
Os Anjos da vida ou Anjos lunares são os que ligam o cordão de prata no início da vida. Os Anjos da morte ou Anjos de saturno, cortam o cordão de prata na morte.
O raio da morte, é a energia que acontece quando do rompimento do cordão de prata. Com a morte do corpo físico, ocorre a dissociação dos corpos vital ou etérico e da personalidade.
Sobrevivem as essências ou alma eterna (fragmento da consciência divina), e o eu
psicológico ou Ego (energia mental). A essência (virtudes espirituais, éticas e morais), é energia positiva e eterna, é a presença da chama divina. O Ego é limitado, é uma energia negativa.
Alfa e Omega, Aleph e Tau, representam o início e o fim de todas as coisas.
A acácia simboliza a inocência e a imortalidade da alma. Representa a busca incessante para descobrir o mistério da morte e o segredo da imortalidade. Em muitas civilizações antigas, a acácia era considerada uma árvore sagrada.
O trigo que aparenta estar morto no inverno, desperta na primavera, fazendo germinar a semente e provocando a eclosão dos rebentos. Representa a iniciativa individual que se desenvolve sob o impulso de uma influência exterior, como a energia encerrada no germe entra em função sob ação do sol, frutificando e desenvolvendo. Depois torna a passar por esse encadeamento de transformações de que resulta o ciclo da vida.
Os três pontos, representação simbólica do triângulo. Simboliza a síntese espiritual e é a fórmula para a criação de cada um dos mundos. É o número da luz (fogo, chama, calor). Representa a tríade divina no processo de sua manifestação, a qual tem Três atributos: criação, conservação e destruição.. Os três pontos que o iniciado deve se orgulhar de apor a seu nome, é como o delta luminoso e sagrado, são emblemas respeitáveis. Representam as três qualidades inseparáveis e indispensáveis ao iniciado: amor ou sabedoria, inteligência e vontade. O ternário também representa: presente, passado e futuro; nascer, zênite e ocaso; mocidade, madureza e velhice; pai, mãe e filho; espírito, alma e corpo; Archêo, Azoth e Hilo; princípio, verbo e substância; keter, Hockma e Binah; pai, filho e espírito santo; Brama, Vishnu e Siva; Sat, Chit e Amanda; Tamas, Rajas e Sattya; Buda, Dharma e Sanga; Osíris, Isis e Hórus; Amon, Month e Khons; Hórus, Rá e Osíris; Ulomus, Olosurus e Elium.
O ser radiante está repleto de estrelas que emitem a luz, fenômeno da natureza, é símbolo universal do espírito e, em grau menor, da sabedoria, da intelectualidade, da força criadora, da energia cósmica e da irradiação solar. Psicologicamente, a luz é símbolo associado à aquisição de um maior grau de consciência de si mesmo e do mundo. Na simbologia cristã, a luz é o mais apropriado emblema da natureza divina do Cristo, já que as escrituras sagradas afirmam que Deus é luz ou fonte de luz, e Jesus disse: “ Eu Sou a luz do mundo: aquele que Me segue não caminha na escuridão, mas, terá a luz da vida” (João 8,12).
Os chacras, do Sânscrito, significam roda ou vórtice de energia – indução magnética.
O novo Hiram triunfou da morte, deve irradiar por toda parte a luz, símbolo universal do espírito, Irradiada pelas estrelas da perfeição, é a representação maior do amor.
Só então poderá dizer, até mesmo no momento em que as carnes se desprendam dos ossos. “Não! Eu não mentirei à minha missão! Não! A fraqueza não invadirá meu espírito! Não! Eu não pararei na senda do progresso e da perfeição, porque a acácia me é conhecida”! 


SAIBA COMO ADQUIRIR O LIVRO ANÁLISE DO RITUAL DE APRENDIZ MAÇOM - REAA. VISITE O SITE: www.pedroneves.recantodasletras.com.br  e veja livros à venda.



PEDRO NEVES .’. M .’. I .’. 33
Site maçônico: www.pedroneves.recantodasletras.com.b
Pedro Neves
Enviado por Pedro Neves em 15/07/2008
Alterado em 23/11/2010


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras