Pedro Neves

Maçonaria - Esoterismo - Simbolismo

Textos


11
O LIVRO DOS SETE SELOS

“O iniciante tem agora “sete anos ou mais” e prossegue o trabalho de escavação e de leitura do grande livro da natureza; alcançou os infernos de seu Saturno e tende ao seu Sol”.

Livre interpretação da obra do pintor Di Prinzio, por Pedro Neves.

A Bíblia Sagrada no livro do Apocalipse (que trata das revelações) do apóstolo S. João, capítulos 5, 6, 7, 8, 9 e 10, consta a descrição do livro dos sete selos e com sete anjos, que representam os sete espíritos de Deus enviados a toda a Terra.
Nas religiões monoteístas como o cristianismo, o judaísmo, o islamismo e o zoroastrismo, os anjos são considerados espíritos puros e inteligentes, de natureza sobre-humana, mensageiros ou intermediários da Divindade. Certas escolas esotéricas consideram que os espíritos planetários ou regentes de cada planeta do Sistema Solar têm embaixadores ou representantes angélicos na Terra. As funções simbólicas desses embaixadores são distribuídas da seguinte forma:
Sol – arcanjo Miguel, símbolo da autoridade, poder e dignidade de Deus.
Lua – arcanjo Gabriel, símbolo do nascimento e dos processos de geração.
Mercúrio – arcanjo Rafael, símbolo do poder divino de cura e da proteção.
Vênus – arcanjo Anael, símbolo do amor, a bondade, a arte e a virtude divina.
Marte – arcanjo Samael, símbolo da energia dinâmica de Deus, a da força construtiva e do entusiasmo.
Júpiter – arcanjo Zacariel, símbolo do altruísmo, generosidade e fraternidade humana.
Saturno – arcanjo Cassiel, símbolo da justiça, direito e Suprema Ordem Divina.
O candelabro de sete velas (Menorah), utilizado em muitas religiões para suportar velas, o candelabro é símbolo da luz espiritual como elemento de salvação. O número de seus braços tem significado preciso, aludindo a sentidos cósmicos, místicos e cabalísticos.
Os círculos, símbolos universais ou arquétipos da totalidade ou da eternidade, e simboliza o processo evolutivo do universo no sistema hieroglífico egípcio. O círculo denota as formas cósmicas em movimento, ou a relação entre a unidade e a multiplicidade, entre o centro e o círculo. Representa a perfeição divina e a perpetuidade de Deus. O círculo ou disco é emblema de tipo solar. Junto à roda e à esfera, simboliza também o dinamismo psíquico, o mundo manifestado, a unidade interna da matéria, tudo que é preciso e regular; a harmonia universal. 

SAIBA COMO ADQUIRIR O LIVRO ANÁLISE DO RITUAL DE APRENDIZ MAÇOM - REAA. VISITE O SITE: www.pedroneves.recantodasletras.com.br  e veja livros à venda.

PEDRO NEVES .’. M .’. I .’. 33
Site maçônico: www.pedroneves.recantodasletras.com.br
Pedro Neves
Enviado por Pedro Neves em 14/07/2008
Alterado em 23/11/2010


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras