Pedro Neves

Maçonaria - Esoterismo - Simbolismo

Textos


6

A PARTIR DA FANTASIA A INTUIÇÃO


“Planos assimétricos, irreais, absurdos, são o contra-altar da passagem da perpendicular à nivelada, só a perseverança e a compreensão da beleza  além da força consentirão a elevação da letra “G”.

Livre interpretação da obra do pintor Di Prinzio, por Pedro Neves.

Somente aqueles que possuem um alto grau de conhecimento, sabem interpretar uma planta totalmente assimétrica, beirando o irreal e absurdo. Quem não tiver esclarecimento não poderá sequer se mover dentro de uma construção como esta. Na realidade ficará perdido em seu emaranhado de caminhos.
Em qualquer situação, os verdadeiros mestres da arte real poderão encontrar o caminho que leva à perfeição, eles saberão interpretar os indicativos do caminho. Após passarem pelas colunas branca e preta, os pares opostos, conseguirão seguir em frente apenas pela intuição. Muitas são as opções para se prosseguir na jornada, pode-se subir e descer escadas, mas o foco final é um só. As escadas são uma sucessão de degraus simbolizando a idéia de ascensão, graduação e comunicação entre diversos planos da consciência ou planos existenciais, expressam também, o momento de ruptura de nível que torna possível a passagem de um mundo para outro (de um plano de consciência para outro), bem como a comunicação entre a terra, o céu e o inferno.
Não interessa onde se vê o pavimento de mosaico, apenas o que ele representa, a dualidade que há nos caminhos em todas as etapas de nossa existência. O positivo e o negativo, o belo e o feio, o grande e o pequeno, sabedoria e ignorância, o bem e o mal, luz e trevas, nascimento e morte.
Sete seres formam esta oficina perfeita. Um está entre colunas que representam os conceitos filosóficos e éticos sobre os quais repousa a instituição. Um outro com um sinal com a mão para o alto, como uma antena, indicando que está captando as forças do alto para direcioná-las ao coração. Um outro segura a espada, símbolo muito usado na magia e no misticismo medieval. A espada representa o espírito ou a palavra do Grande Arquiteto dos Mundos. A espada flamejante emblema supremo da realização espiritual. Do ponto de vista esotérico, a espada representa o extermínio físico e a determinação psíquica dentro caminho cósmico do sacrifício. O simbolismo da espada está ligado também à idéia da ação da justiça.
O nível nos mostra como temos de pautar as nossas ações, é símbolo da igualdade.
O símbolo de Vênus, representa o espírito em seu esforço de libertar-se da matéria; o de Marte simboliza a força criadora do espírito.
A união e a solidariedade humana, faz com que um ser, segure a escada para aquele que atingiu o conhecimento através da letra “G” possa chegar até a estrela, símbolo universal do espírito. Esotericamente ela simboliza a possibilidade de realização espiritual.
Outros dois seres, praticamente terminaram o trabalho, o conhecimento do uso das ferramentas é que pode levar o ser a obter o espírito elevado, simbolizado pela estrela em sua posse. E na pedra polida onde estão o esquadro e o compasso, símbolos do que está justo e perfeito. Só após atingirem este estado, estarão aptos a passarem pelas nuvens e verem o paraíso celeste, se verão então face a face com o Grande Árbitro do Universo. 

SAIBA COMO ADQUIRIR O LIVRO ANÁLISE DO RITUAL DE APRENDIZ MAÇOM - REAA. VISITE O SITE: www.pedroneves.recantodasletras.com.br  e veja livros à venda.

PEDRO NEVES .’. M .’. I .’. 33
SITE: www.pedroneves.recantodasletras.com.br

Pedro Neves
Enviado por Pedro Neves em 05/06/2008
Alterado em 23/11/2010


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras